Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Novembro Negro no CRP-12


Novembro Negro no CRP-12
2023-11-17

O XI Plenário do Conselho Regional de Psicologia — 12ª Região (CRP-12) destaca a importância de grandes personalidades negras para a Psicologia, Educação e Cultura brasileiras. A ação é em alusão ao 18 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Racismo e ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e data de morte de Zumbi dos Palmares, figura histórica símbolo de resistência.

“O objetivo é divulgar e resgatar o pensamento e produção de pessoas importantes para o conhecimento humano, mas que, devido ao racismo estrutural, foram diminuídas ou esquecidas de seu valor”, destaca a presidente da Comissão de Psicologia e Relações Raciais, Renata Cristiane Araújo de Lima Pierre Louis (CRP 12/14482).

Nos próximos dias, o CRP-12, por meio de seus canais oficiais, publicará uma série de postagens com diversos nomes como Lélia Gonzalez, Virgínia Leone Bicudo, Neusa Sousa Santos, Maria Aparecida Bento, entre outros. 

Encontro

O CRP-12 também estará presente no encontro nacional das comissões de Relações Raciais, realizado em Curitiba entre os dias 17 e 18 e novembro. Representantes das 24 Regionais estarão presentes trocando experiências e fazendo reflexões de como a Psicologia pode ser cada vez mais uma ferramenta de combate ao racismo.“Será um momento muito importante de potência e troca com as outras conselheiras e reforça o compromisso ético e político que o CRP-12 possui de enfrentamento ao racismo”, defende Renata.

Psicologia Antirracista

O combate à discriminação e a defesa dos direitos humanos é um dos principais temas de  atuação do Sistema Conselhos e o Conselho Federal conta com uma extensa produção no tema, a principal delas, o material: 

“Relações raciais: referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o)”

A cartilha faz um mapeamento sobre o racismo no Brasil e também dos esforços empreendidos para sua superação. Ajuda, ainda, na compreensão do cenário, dos mecanismos acionados para reduzir e eliminar direitos humanos e do desmonte de políticas públicas.

Além disso, existe a série “Psicologia no enfrentamento ao racismo”, uma série de aulas disponíveis gratuitamente no canal do Conselho Federal. São 11 episódios de acesso público, com duas horas de duração cada, abordando a interface da Psicologia em temas como raça, classe e gênero, colorismo, pertença étnica, branquitude, luta e práticas psicológicas antirracistas. O conteúdo é resultado do I Seminário Nacional de Psicologia e Enfrentamento ao Racismo, realizado ao longo de 2021.

Assista aqui: 

https://www.youtube.com/watch?v=On3H8i3qsWQ&list=PLnzjy4Y6S0COjv_yBQO4sJgMHoHA4U8mg


 


Voltar

Faça seu comentário