Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Pela diversidade das Famílias Plurais


Pela diversidade das Famílias Plurais
2022-12-08

A família é grupo social mais antigo que se tem conhecimento, pois mesmo antes do humano se organizar em comunidades, as pessoas se reuniam por ter um ancestral em comum ou por força do matrimônio.

Dia 08 de dezembro é o “Dia Nacional da Família”, instituído pelo Decreto n° 52.748/1963. De lá para cá, muita coisa mudou, por isso é importante conscientizarmos sobre as novas configurações familiares. As famílias são plurais. Aquele arquétipo familiar único de pai, mãe e filhos já não é mais consoante. É preciso ressignificar a figura de uma família que, para muitos, ainda é aquele formato tradicional. 

Além da família tradicionalmente conhecida, reconhecemos como grupo familiar as uniões homoafetivas, as paralelas ou simultâneas, as poliafetivas, as monoparentais, as compostas e ainda as substitutas. Família é um grupo de pessoas ligadas pelo afeto e acolhimento.

Até mesmo nos mais conceituados dicionários do país o conceito de família já foi alterado. Citamos como exemplo o Dicionário Houaiss, um dos mais importantes da língua portuguesa, onde encontramos a seguinte definição: 1. Núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si, uma relação solidária”. O antigo significado deste mesmo dicionário trazia que família era aquela formada pelas figuras do pai, da mãe e dos filhos.

Com a mudança de definição percebe-se que, mesmo sem legislação específica, a realidade já é outra e precisamos reconhecer todas configurações.


Voltar

Faça seu comentário