Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Pesquisa do Dieese referente a Emprego e Remuneração dos Psicólogos no Mercado Formal de Trabalho


Pesquisa do Dieese referente a Emprego e Remuneração dos Psicólogos no Mercado Formal de Trabalho
2017-07-13

Emprego e Remuneração dos Psicólogos no Mercado Formal de Trabalho

CRP-12 divulga pesquisa do Departamento Intersindical Estatística Estudos Sócio Econômico - DIESSE que teve por objetivo atualizar um breve perfil dos psicólogos, bem como caracterizar o mercado de trabalho formal para estes trabalhadores. Foram utilizados os dados de 2015 da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, do Ministério do Trabalho - MTb, para analisar um conjunto de elementos que caracterizam o profissional – gênero, faixa etária, natureza jurídica do estabelecimento empregador, jornada semanal, remuneração e faixa de remuneração média recebida pela categoria e tempo de permanência no emprego.

A RAIS consiste em um registro administrativo, de preenchimento obrigatório pelos responsáveis por todos os estabelecimentos com algum vínculo empregatício ao longo do ano de referência. Trata-se, portanto, de uma fonte de dados referente ao mercado de trabalho formal, sistematizada e disponibilizada anualmente pelo Ministério do Trabalho. Desta forma, este trabalho não capta informações sobre ocupados com outras formas de inserção no mercado de trabalho, senão dos profissionais com algum vínculo empregatício assalariado.
No caso dos psicólogos e psicanalistas, boa parte dos profissionais não possui vínculo empregatício, pois atuam estritamente como profissionais liberais. Sendo assim, este Perfil aborda uma determinada parcela da categoria, aquela que possui vínculo empregatício, ou seja, profissional assalariado nos setores público e privado. Entretanto, é justamente neste setor em que se circunscreve a ação sindical, o que torna este estudo relevante quando se busca compreender melhor o perfil da base de representação do Sindicato dos Psicólogos.

Ao final, apresenta-se um anexo com o mapeamento dos empregos e remuneração segundo os municípios paulistas, com o intuito de aportar elementos para o estudo estratégico da atuação sindical no estado.

Clique aqui para acessar a Pesquisa do Dieese referente a Emprego e Remuneração dos Psicólogos no Mercado Formal de Trabalho na íntegra

 


Voltar

Faça seu comentário