Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



“Práticas Exitosas no SUAS: Proteção Social Básica” foi tema de evento on-line


“Práticas Exitosas no SUAS: Proteção Social Básica” foi tema de evento on-line
2021-07-30

Um dos eventos preparatórios ao 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) realizado pelo CRP-12 aconteceu em 28/7 (quarta-feira).

A live, organizada pela Comissão de Psicologia e Assistência Social (CPAS), abordou as “Práticas Exitosas no SUAS: Proteção Social Básica” e foi transmitida no canal do CRP-12 no Youtube.

As palestrantes convidadas foram as psicólogas Chaiane Zanata (CRP – 12/13698) e Sara Volpato Gominho (CRP – 12/05754) e as assistentes sociais Maristela Antonia dos Santos (CRESS – 12/2271) e Sandra Aparecida Scudella (CRESS – 12/5689). O psicólogo Lourenço Luciano Carneiro Filho (CRP – 12/15003) foi o mediador.

Sara Volpato Gominho tem pós-graduação em Psicologia Transpessoal  e é Psicóloga do CRAS CENTRO 1, em Florianópolis.

Maristela Antonia dos Santos tem pós-graduação em violência doméstica e é gerente de Proteção Social Básica da Diretoria de Assistência Social de SC.

Chaiane Zanata é pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental e atualmente é Secretária Municipal de Assistência Social em Coronel Martins.

Sandra Aparecida Scudella possui pós-graduação em saúde da família e também em saúde mental com ênfase em dependência química. Também no município de Coronel Martins, é assistente social na Secretaria de Assistência Social.

Os trabalhadores do SUAS contam com estrutura precária para o trabalho, mesmo com a pandemia. As equipes sofrem pela falta de servidores e, principalmente, pelo adoecimento causado pela Covid-19 e pelo  aumento da demanda de trabalho.

O número de profissionais em todo estado é de 2028 pedagogos, 7024 assistentes sociais e 4754 psicólogos nas equipes municipais. “Não existe nenhum antropólogo, o que é uma pena”, diz Maristela.

Entre os serviços, foi destacado o apoio às famílias, como o serviço de fortalecimento de vínculos e de proteção básica e domiciliar com pessoas com deficiências.

O início da pandemia foi desafiador, onde as psicólogas e assistentes sociais recorreram à tecnologia para dar conta da demanda.  Sandra aponta estas “mudanças criativas”, como ela define: grupos de WhatsApp, com vídeos com orientações e atividades, e dicas de  prevenção à Covid-19, higiene pessoal e, principalmente,de saúde mental. Sara aponta que a parceria de psicólogas(os) com o serviço social foi fundamental para um trabalho em sinergia no CRAS, espaço de construção coletiva,  onde se compartilham experiências e  memórias de vida.  

Com o avanço da vacinação, alguns destes grupos voltaram ao atendimento presencial em 2021. Em Coronel Martins, segundo Chaiane, foi retomado o serviço de convivência de crianças e idosos.

O evento está disponível no canal do YouTube do CRP-12:  https://www.youtube.com/watch?v=_9HQXHscB_8&ab_channel=CRPSC

 

 

 

 

Voltar

Faça seu comentário