Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Primeiro Pré-Corep de Santa Catarina define propostas para o 11° COREP/SC


Primeiro Pré-Corep de Santa Catarina define propostas para o 11° COREP/SC
2021-11-04

No dia 26 de outubro aconteceu a primeira etapa do Pré-Corep, evento totalmente on-line, preliminar ao Congresso Regional de Psicologia  de SC (COREP/SC). Estiveram presentes 29 pessoas, sendo 27 psicólogas(os) e 2 estudantes de Psicologia.

Adriana Braatz Zluhan, vice-presidente do CRP-12 e presidente da COMORG, Comissão organizadora dos eventos relacionados ao COREP, abriu o evento com orientações sobre o funcionamento dos pré-congressos, visando definição das diretrizes que vão nortear a atuação dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Psicologia para o próximo triênio.

Estas diretrizes serão encaminhadas para o Congresso Regional de Psicologia (dias 26 e 27 de março de 2022) e para o 11° Congresso Nacional de Psicologia, previsto para acontecer entre os dias 2 e 5 de junho de 2022. Ambos, possivelmente presenciais.

O evento começou às 18h e terminou perto das 23h30.

Um dos objetivos dos pré-congressos é promover a organização e a mobilização das(os) psicólogas(os) de Santa Catarina, possibilitando a definição da contribuição do Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.


Para marcar a abertura, Sabrina Guidi Valverde palestrou sobre “O fazer da(o) psicológa(o) diante das adversidades impostas pela pandemia”. A palestrante trouxe reflexões como, por exemplo, o preconceito com as terapias on-line, as vantagens deste tipo de atendimento e as possibilidades para as(os) psicólogas(os) estenderem seus atendimentos para um novo canal.  "Precisamos desmistificar estas questões, pensar o que a pandemia pode contribuir para a nossa profissão. Pensar em soluções, em condições de trabalho", salientou. Em sua visão, as(os) psicólogas(os) deveriam entender a pandemia como uma oportunidade de reinvenção profissional.

A atividade seguinte no evento foi o debate para construir propostas de âmbito regional e nacional sobre os eixos previstos para o 11° Congresso Nacional de Psicologia.

Os três eixos do 11º CNP são: Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; O Fazer Ético e Científico da Psicologia no Trabalho em Saúde Mental.

Após o trabalho em grupos, a plenária avaliou e aprovou as propostas, as quais seguirão para a etapa seguinte, o COREP/SC. Neste primeiro Pré-Corep, foram eleitas(os) democraticamente 12 delegadas(os) psicólogas(os) e uma estudante.

Ainda serão realizados mais dois Pré-congressos.

Confira as datas e inscreva-se: 

-  Pré-congresso II - 17/11/2021 (quarta-feira)

-  Pré-congresso III - 02/12/2021 (quinta-feira)

 

 


Voltar

Faça seu comentário