Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Reflexões étnico-raciais na Psicologia marca live sobre o Dia Nacional da Consciência Negra


Reflexões étnico-raciais na Psicologia marca live sobre o Dia Nacional da Consciência Negra
2021-12-01


Na sexta-feira (19/11) o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) promoveu a live "Diálogos e Reflexões nas Relações Étnico-raciais" em virtude do Dia Nacional da Consciência Negra.

O evento foi organizado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) e contou com mediação de Winnie Lukeni da Costa (CRP-12/11525), com apresentação de Maria Célia Malaquias (CRP-06/13447).

Psicóloga formada pela PUC-SP, atual vice-presidente e coordenadora-geral de ensino da Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), Maria Célia Malaquias é autora dos livros "Gostando mais de nós mesmos: perguntas e respostas sobre autoestima e questões raciais", "Religiões: tolerância e igualdade no espaço da diversidade", "Intervenções grupais: o psicodrama e seus métodos" e "O racismo e o negro no Brasil: questões para a psicanálise".

Sua fala foi iniciada pela provocação da colega Winnie Lukeni da Costa, psicóloga formada pela Univali e que atua como supervisora pedagógica no Instituto Guga Kuerten. "Qual a importância da data da Consciência Negra?", indagou a mediadora, após fazer uma introdução sobre racismo estrutural, representatividade de profissionais negros e negras e as abordagens técnicas e metodológicas na prática clínica.

Maria Célia Malaquias abordou as lutas por trás da idealização da data. Sobre a representatividade de psicólogas(os) negras(os) e negras no Brasil, Maria Célia destacou a importância de ter como terapeuta uma negra como ela, que entendia os incômodos que começaram a despertar ainda na faculdade, quando o número de colegas negros era perto de zero.

Ela apontou que, ao olharmos para nossa história, percebemos como o racismo opera em nossa psique. “Hoje temos mais pessoas negras nas universidades, aumentou a representatividade, mas ainda somos nós quem levamos essas discussões para os centros de ensino e empresas, quando na verdade deveria ser um assunto de toda a sociedade”, completa.

Em seguida, a especialista em Psicologia Social apontou o manual do CFP "Relações raciais - Referências técnicas para atuação de psicólogo e psicóloga", de 2017, que busca preparar profissionais para lidarem com o tema. Saímos de um processo de coisificação para uma conscientização de que somos cidadãos com direitos e precisamos municiar desde os primeiros anos as pessoas negras a se sentirem bem com seu cabelo, com seu tom de pele", disse, antes de destacar uma vasta bibliografia disponível para quem deseja se aprofundar na questão.

O evento on-line pode ser assistido no  link https://www.youtube.com/watch?v=whz4SHtEVEA&ab_channel=CRPSC


Voltar

Faça seu comentário