Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Reunião Ampliada Comissão Mulheres e Psicologia


Reunião Ampliada Comissão Mulheres e Psicologia
2023-03-07

A Comissão Mulheres e Psicologia realizou neste sábado (4) sua primeira Reunião Ampliada, reunindo mulheres de diversos municípios de Santa Catarina, inclusive presenças de outros Estados, como do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Minas Gerais.

A iniciativa do CRP-12 foi abrir espaço e apresentar a Comissão às psicólogas, discutir sobre atos que serão realizados no dia 8 de março - Dia Internacional das Mulheres, e provocar sobre a importância dos estudos de gênero para a psicologia.

Houve muita troca de ideias, compartilhamentos de saberes e experiências. O dia 8 de março é marcado por atos em todas as regiões do Estado, uma oportunidade de resistência e luta contra opressões.

O CRP-12, neste ano, passa a reintegrar o movimento 8M e é justamente através deste movimento que os atos vão acontecer. O mote de 2023 é contra o Racismo, honrando a memória de Antonieta de Barros, a primeira deputada negra do país, que dedicou sua vida à luta por direitos da população negra e feminina.

As articulações sobre os atos estão sendo feitas pelas integrantes da Comissão Mulheres e Psicologia. Informaremos os locais de concentração para que você participe.

A 2ª Reunião Ampliada será em maio em data a ser definida, com o tema: “Maternidade e Relacionamentos Abusivos”.

Muitas psicólogas se manifestaram no chat da reunião e alguns posicionamentos são importantes compartilharmos com você, pois representa a essência das discussões:

 

“Penso na importância de tencionar debates e reflexões que tragam para as práticas psicológicas as produções científicas  pautadas na perspectiva de gênero. Vejo ainda muito rasa essa nossa atuação, no que diz respeito à perspectiva de gênero. Muitas vezes reproduzindo machismo e misoginia nas práticas profissionais”. – (JD)

 

“A história do 8M é para evidenciar que ainda temos muita luta no combate à violência, a desigualdade de gênero, a invisibilidade que ainda reflete nos dias de hoje”. – (JN)

 

Voltar

Faça seu comentário