Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Roda de Conversa debate atuação multiprofissional na qualidade de vida e bem-estar


Roda de Conversa debate atuação multiprofissional na qualidade de vida e bem-estar
2022-05-03

Na terça-feira (26/4), entre 19h30 e 21h aconteceu a Roda de Conversa “Atuação Multiprofissional na Qualidade de vida e bem-estar”, promovida pela Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (ASCOP/SC) e transmitida em sua página do Facebook.

O evento ressaltou a importância de várias áreas, da multidisciplinaridade para a saúde e qualidade de vida, como a alimentação, a qualidade do sono, a atividade física e a saúde mental. 

O CRP-12 foi representado pelo psicólogo e conselheiro Rafael Frasson (CRP-12/05590), pós-graduado em Psicologia existencialista sartreana. Possui larga experiência na área de Psicologia Clínica e como gerente de recursos humanos, além de consultor em gestão de pessoas. Atualmente trabalha como psicólogo clínico, professor de ensino técnico e gestor técnico. 

O evento ainda contou com a os palestrantes Paulo Sérgio Cardoso da Silva, profissional de educação física (CREF 011846-G/SC); Talita Todeschini Vieira, fonoaudióloga (CRFa 3 10108) e Ana Maria Zottis Hümmelgen, cirurgiã dentista (CRO-SC 2340). O debate foi mediado pela fonoaudióloga Jaqueline Ijuim (CRFa 3 4662-2), coordenadora da Comissão de Saúde da ASCOP/SC.

A saúde mental é negligenciada.  Segundo Rafael, várias áreas da nossa vida estão conectadas e é preciso atenção. “Quando a saúde mental está abalada, as pessoas geralmente não procuram ajuda. Precisamos prestar atenção nas questões de saúde emocional e buscar ajuda para tratamento o quanto antes. O objetivo da Psicologia neste contexto é trabalhar sentimentos, comportamentos e emoções”, explica.

Como cuidar e perceber que estamos com problemas na saúde mental? Rafael aponta que o momento certo é “quando a vida começa a sair do eixo”, quando as coisas saem do padrão normal, do cotidiano.  “Alguém que deixa de se relacionar com amigos, família, deixa de trabalhar, deixa de se divertir, é um sinal de alerta. As emoções nem sempre são aparentes, como um choro, que é visível, muitas vezes elas não são visíveis, mas aparecem nas relações que a pessoa tem com as pessoas e as coisas ao seu redor”, pondera Rafael.

Saúde mental não significa somente uma doença mental, mas envolve questões emocionais do cotidiano. A atividade física colabora para a qualidade de vida, pois diminui estresse e sintomas de ansiedade e depressão. “Melhora o sono e promove o relaxamento e ajuda na inclusão social e fortalecimento de vínculos sociais, além de resgatar e manter vivo diversos aspectos da cultura local”, explica Paulo.

Talita explicou que a fonoaudiologia trabalha com as relações interpessoais, pois lidar com a voz – e se comunicar bem – são importantes para o desenvolvimento do indivíduo.  Da mesma forma, Ana Maria falou sobre a odontologia que, segundo ela, auxilia na auto-estima, pois ajuda nos aspectos visuais do indivíduo, seja na fala, dicção, na mastigação e até nas relações interpessoais.

A Roda de Conversa pode ser conferida na página do Facebook da ASCOP:  https://www.facebook.com/ASCOPSC 


Voltar

Faça seu comentário