Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Roda de conversa online 06/07 - Profissionais da Psicologia em defesa da garantia dos direitos da população LGBTQI+


Roda de conversa online 06/07 - Profissionais da Psicologia em defesa da garantia dos direitos da população LGBTQI+
2020-06-24

Data: 06/07/2020 (segunda-feira)

Horário: 19h30 às 20h30

Objetivo: Proporcionar uma amplitude de diálogo em uma proposta de roda de conversa entre profissionais da psicologia e profissionais que atuam com as demandas LGBTQI+, no contexto da defesa dos direitos humanos e a diversidade de gênero.

Evento organizado pelo CRP-12 e desenvolvido pela Comissão de Direitos Humanos – CDH.

Palestrantes:

Angelo Brandelli Costa (CRP – 07/18867)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais. Atualmente é pesquisador associado do Programa de Identidade de Gênero do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Atuou como consultor da UNAIDS da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS). Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e consultor da UNESCO. É editor associado das revistas, PLOS ONE, Frontiers in Psychology, Psico (PUCRS), Psychology & Sexuality, Temas em Psicologia e Interamerican Journal of Psychology. É membro, desde 2016, do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPPEP) Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social da Association for Psychological Science (APS), do International Affairs Committee da Society for Research in Child Development (SRCD), da International Academy of Sex Research (IASR) e da World Professional Association for Transgender Health (WPATH). Já recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais pelo trabalho desenvolvido, sendo o primeiro pesquisador latino-americano a receber o Rising Star da Association of Psychological Science (APS). Desenvolve pesquisas nas áreas de psicologia social e da saúde, com ênfase em preconceito e atitudes sociais, sexualidade, gênero e HIV/Aids.

Lirous K'yo Fonseca Ávila
Atua com movimentos sociais desde 2004, Assistente Social pela UFSC (2016), voluntária na ADEH - Associação em Defesa dos Direitos humanos desde 2010, instituição esta que acolhe LGBTs vítimas de violência oferecendo tratamento psicológico, social e jurídico gratuito a toda a população desde 1993. Em 2014 tornou-se a Coordenadora Geral da instituição ADEH. Coordenou a setorial LGBT da UCE – União Catarinense dos Estudantes de Santa Catarina, Coordenadora Geral da ASSOPRA – Associação Cultural de videogame da instituição Desdobrando Arte Ateliê, Presidente do Fórum Diversidade Grande Florianópolis desde 2016 que reúne mais de 25 instituições filiadas, incluindo OAB/SC, UFSC, UDESC.
Membro do conselho municipal LGBT. Membro fundador da instituição Desdobrando Arte Ateliê e do núcleo de estudos NeTrans (núcleo de estudos e pesquisas das Travestilidades & Transexualidades) da UFSC. Lirous atua no enfrentamento aos preconceitos acolhendo pessoas LGBTs, lançou o serviço Violetas na ADEH em que mulheres acolhem mulheres vítimas de violência e o projeto Força Tarefa que agiliza de forma gratuita o processo de troca de nome e sexo em todos os documentos da população de mulheres travestis e pessoas transexuais e o projeto de economia solidária que prioriza a participação de LGBTs em situação de vulnerabilidade social e econômica. Em 2012 recebeu o reconhecimento Anita Garibald como uma das 15 mulheres ativistas mais influentes no estado de Santa Catarina e em 2018 o reconhecimento da Câmara de Vereadores de Florianópolis que a premiou com a medalha Antonieta de Barros que reconhece mulheres que se destacam nos trabalhos sociais em Florianópolis. Lirous também trabalha como DJ desde 2016, com formação pela AIMEC - Academia Internacional de Música Eletrônica com Técnicas de mixagem avançada para DJ também pela AIMEC.

Mediadora: Colaboradora Psicóloga Maria Cláudia Goulart (CRP: 12/05531)

Inscrições abertas: https://www.sympla.com.br/roda-de-conversaprofissionais-da-psicologia-em-defesa-da-garantia-dos-direitos-da-populacao-lgbtqi__889347

A roda de conversa será transmitida pela plataforma ZOOM, o link será enviado após confirmação da inscrição.


Voltar

Faça seu comentário