Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



SEMINÁRIOS “FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: IMPACTOS DA PORTARIA MEC Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020”


SEMINÁRIOS “FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: IMPACTOS DA PORTARIA MEC Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020”
2020-06-26

Os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) conjuntamente com os Núcleos Regionais e Diretoria da ABEP estão organizando um conjunto de debates com o objetivo de que, a partir das vozes das/os diferentes atores da formação em Psicologia (estudantes, professores/as, orientadores/as e supervisores/as de estágio, coordenadores/as de cursos) e da categoria como um todo, sejam sistematizadas análises que nos permitam compreender os impactos e enfrentar a situação dos estágios obrigatórios em psicologia em razão da portaria do MEC nº 544 - que faculta às Instituições de Ensino Superior (IES) a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus, até 31/12/2020. Com relação às práticas profissionais de estágios a mencionada Portaria determina que a substituição “deve obedecer às Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação - CNE, ficando vedada a substituição daqueles cursos que não estejam disciplinados pelo CNE”.

As atividades visam garantir que não haja retrocessos nos princípios e valores postos em nossas Diretrizes Curriculares para a formação em Psicologia. Assim, a construção de propostas de enfrentamento desse momento por coordenadores/as de curso, orientadores/as, supervisores/as e estudantes, de forma dialogada no espaço público, permitirá explicitar as diferentes posições diante desse cenário e, sobretudo, produzir coletivamente posicionamentos e referências que zelem pelos princípios éticos da formação das/os futuras/os psicólogas/os nesse momento da pandemia.

Confira abaixo a organização das reuniões em Santa Catarina:

1) Terça-feira, 30/06, (19h - 22h) 
    Reunião com Coordenadoras(es) de curso de Psicologia
   
INSCRIÇÕES: https://www.sympla.com.br/formacao-em-psi-no-contexto-da-pandemia-do-covid-19-impactos-da-portaria-mec-n-544-16junho2020__890286
    Formulário Coordenadoras/es de curso de Psicologia: https://forms.gle/NaqjsPLkZ67LmcxU7

2) Quinta-feira, 02/07, (19h - 22h)
   Reunião com Orientadoras(es) e Supervisoras(es) de estágio 
   
INSCRIÇÕES: https://www.sympla.com.br/formacao-em-psi-no-contexto-da-pandemia-do-covid-19-impactos-da-portaria-mec-n-544-16junho2020__890307
   Formulário Orientadoras/es e Supervisoras/es de estágio: https://forms.gle/i1mngCpQvXDVSLaa9

3) Sexta-feira, 03/07, (19h - 22h)
    
Reunião com Estudantes
    
INSCRIÇÕES: https://www.sympla.com.br/formacao-em-psi-no-contexto-da-pandemia-do-covid-19-impactos-da-portaria-mec-n-544-16junho2020__890309
    Formulário Estudantes: https://forms.gle/F81pZCkzcPXRJHAv9


Os eventos serão realizados pela plataforma ZOOM. Para melhor organização, as inscrições serão limitadas a 130 participantes. Visando garantir a participação igualitária e democrática das dezenas de IES de nosso Estado, serão disponibilizadas duas vagas para cada instituição em cada uma das três reuniões. Dessa forma, solicitamos que entrem em contato com a(o) coordenadora(or) de seu curso para verificar o recebimento do ofício convite para o seminário e para organizarem a escolha de suas(seus) representantes.

O link para participação será enviado por e-mail após confirmação de sua inscrição.

MAIS INFORMAÇÕES: 

ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA E REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO “FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: IMPACTOS DA PORTARIA MEC Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020”

OFÍCIO CONVITE ENVIADO ÀS/AOS COORDENADORAS/ES DE CURSO DE PSICOLOGIA DE SANTA CATARINA 

NOTA ABEP E CFP: Realização de estágios e práticas nos Cursos de Graduação em Psicologia no contexto da Pandemia de COVID-19: posição e orientações do CFP e ABEP.


Voltar

Faça seu comentário