Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Registro de Psicóloga(o) Especialista


Apresentação

Quem é a(o) profissional psicóloga(o)?

As(Os) psicólogas(os) estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais dos indivíduos, grupos e instituições, para análise, tratamento, orientação e educação. Desenvolvem pesquisas e coordenam equipes, atividades e áreas afins. E é papel dos Conselhos de Psicologia, como instâncias mediadoras entre a categoria e a sociedade, garantir a qualidade do serviço prestado, fortalecendo o reconhecimento social da profissão, e demarcar uma demanda social por serviços específicos.

Em que áreas a psicóloga pode atuar?

Como ciência e profissão, desde o seu reconhecimento, inaugurou campos de atuação e ampliou o mercado de trabalho. Em 2001, por meio da Resolução CFP n° 02, substituída pela Resolução CFP n° 023/2022, as especialidades em Psicologia foram regulamentadas. Esta regulamentação foi consequência do desenvolvimento e reconhecimento da prática profissional, o que amplia o compromisso social da Psicologia.

Veja a lista de psicólogas com Registro de Especialista em SC (atualização agosto/2023)

Novas regras para registro de especialista em 13 áreas da psicologia entram em vigor em janeiro de 2023

Quais são as especialidades reconhecidas?

O Registro de Psicóloga(o) Especialista, embora não constitua condição obrigatória para exercício profissional, atesta o reconhecimento da atuação da(o) psicóloga(o) à determinada área da especialidade, qualificando a formação do profissional.

As especialidades reconhecidas atualmente são:

 

Como obter o registro de Especialista?