Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Entidades vão à Alesc pedir apoio para pautas da Saúde Mental


Entidades vão à Alesc pedir apoio para pautas da Saúde Mental
2019-04-10

Na tarde do dia 3 de abril, representantes do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), da Associação Brasileira de Saúde Mental (Asbrame) e Associação Alegre Mente (entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, que luta pelos direitos e deveres dos usuários do CAPS, em Florianópolis) foram ao gabinete do deputado estadual Fabiano da Luz (PT) para solicitar oficialmente o apoio da Casa na agenda da Saúde Mental no Estado. Eles também foram à presidência da Alesc para tratar do assunto com a chefia de Gabinete.

Entre os tópicos conversados, o convite para o XII Encontro Catarinense de Saúde Mental, realizado nos dias 01, 02 e 03 de maio no Campus Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, a articulação de uma Audiência Pública prevista para o próximo dia 16 de maio na Alesc e a reativação da proposta de criação de um Fórum ou Frente Parlamentar da Saúde Mental em Santa Catarina, com intuito de defender as necessidades dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Na avaliação do deputado, a Alesc deve estar a serviço do povo e é dever dos deputados participar, dar voz e visibilidade às demandas da sociedade. “Temos condições de oferecer apoio na divulgação e na valorização de muitos eventos. Podemos abrir portas aqui internamente no parlamento demonstrando compromisso com o cidadão com a sociedade”, reafirma.

Segundo Daniel Fernando Fischer Lomonaco, da Asbrame, as entidades reunidas têm tentado estreitar um pouco as conversas com os parlamentares e apresentar algumas pautas urgentes, como a luta antimanicomial, a tortura, os direitos humanos e etc. “Queremos mostrar a união das associações e movimentos de classe em relação ao tema”. A expectativa é que o grupo consiga até maio, realizar a Audiência Pública e formar uma frente parlamentar para dar continuidade na defesa dessas demandas, que precisa ser permanente.

A presidente da Alegre Mente, Carla de Oliveira acredita que a ação é o início de uma caminhada e uma sequência da luta no âmbito municipal. “Queremos fazer com que o Estado e os municípios se comuniquem e se engajem na causa dos usuários dos serviços de Saúde Mental. Apesar dos retrocessos, estamos vendo que muitas boas ações estão se articulando e com certeza essa é uma delas.”

De acordo com Jaira Terezinha da Silva Rodrigues, conselheira do CRP-SC, a união de entidades parceiras que levam a pauta da saúde mental para a Assembleia Legislativa é muito importante. “Essa articulação com a Alesc não é de agora, vem de outro anos. Estamos retomando os contatos com os novos deputados, mas algumas portas já tinham sido abertas, o que facilitou esse primeiro contato”, argumenta. Para ela, é preciso aproveitar a oportunidade onde vários eventos estão ocorrendo para mobilizar e unir forças. “Temos uma agenda ‘quente’ acontecendo. É o momento oportuno para aproveitar” reflete.

Fotos


Voltar

Faça seu comentário