Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas - CREPOP


O Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma iniciativa do Sistema Conselhos de Psicologia (CFP e CRPs), criado em 2006 para promover a qualificação da atuação profissional de psicólogas(os) que atuam nas diversas políticas públicas.

Além de um papel técnico, o CREPOP tem um importante papel ético e político. Ético no que tange a qualificação profissional, orientando um fazer alinhado com a garantia de direitos e a transformação de vidas. Político por se tratar de um espaço que demarca as contribuições da Psicologia para o campo das políticas públicas, voltadas para transformação social.


Em 2021, o CREPOP está comemorando 15 anos! E para celebrar, o CFP está organizando um Seminário Nacional de Políticas Públicas que ocorrerá em dezembro e onde serão apresentadas as Referências Técnicas lançadas e revisadas em 2021. Fique atenta(o), e não deixe de participar.“
 

OBJETIVOS

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP - é uma conquista de todos(as) os(as) psicólogos(as). Todas as ações do Centro caminham na direção da referenciação da prática profissional, definindo diretrizes para os(as) psicólogos(as) do Brasil.

O CREPOP propõe que a Psicologia tenha um novo olhar em relação aos compromissos com os Direitos Humanos e com as Políticas Públicas. É tarefa também do CREPOP possibilitar um acesso maior da população à Psicologia.

O CREPOP hoje já está presente em 20 estados da Federação – por meio de 15 unidades locais distribuídas nos Conselhos Regionais de Psicologia - e isso possibilita um diálogo ainda mais intenso com os(as) psicólogos(as). à retirar esta parte

Como forma de estruturar seu propósito, o CREPOP definiu os seguintes objetivos:

OBJETIVO GERAL:

Sistematizar e difundir os conhecimentos e as práticas psicológicas aplicados ao setor público estatal da prestação de serviços e do mercado profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Registrar a existência de competências acumuladas na profissão para o setor público estatal;
• Identificar as oportunidades estratégicas de participação da Psicologia na prestação de serviços no âmbito das Políticas Públicas;
• Identificar as limitações tecnológicas presentes na atuação dos profissionais de Psicologia em Políticas Públicas;
• Apresentar propostas de ação profissional que respondam às demandas identificadas;
• Promover o desenvolvimento do conhecimento sobre Políticas Públicas nos meios acadêmico e profissional da Psicologia;
• Construir e disponibilizar referências técnicas para o exercício profissional no âmbito das Políticas Públicas;
• Contribuir para a construção de Políticas Públicas humanizadas, fortalecendo a compreensão da dimensão subjetiva presente nestas políticas;
• Promover a interlocução da Psicologia organizada com os espaços de formulação, gestão e execução em Políticas Públicas.

Em seus princípios e finalidades, o CREPOP possui um sentido estratégico que combina a avaliação das necessidades da categoria, no sentido de sua empregabilidade, com a ampliação da cidadania na sociedade brasileira, na medida em que os(as) psicólogos(as) trabalham como mentores fundamentais do Estado democrático de direito.

 

REFERÊNCIAS TÉCNICAS EM PSICOLOGIA: Acesse AQUI



PESQUISAS EM ANDAMENTO

PESQUISAS NACIONAIS


CICLOS DE PESQUISA PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS

Os temas das Referências Técnicas são escolhidos durante a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), que ocorre anualmente no mês de dezembro. São escolhidos dois temas por ano, dentre aqueles elencados pela categoria nos Congressos Regionais de Psicologia (COREPs) e constantes no Caderno de Deliberações resultante dos Congressos Nacionais de Psicologia (CNPs).

Atualmente, todos os CREPOPs regionais estão envolvidos com a pesquisa nacional em andamento: “Atuação de Psicólogas(os) na Política Pública de Prevenção do Suicídio e da Autolesão, e Posvenção”, para posterior publicação de uma referência técnica.

 

CENSO DA PSICOLOGIA BRASILEIRA

Participe do Censo da Psicologia Brasileira, que objetiva mapear as diversas realidades de atuação profissional da categoria.

Para saber mais e responder ao formulário, acesse: https://site.cfp.org.br/censo-da-psicologia-brasileira-pesquisa-pretende-mapear-as-diversas-realidades-de-atuacao-profissional-da-categoria/

 

PESQUISAS REGIONAIS

PARTICIPE DAS PESQUISAS DO CREPOP

A participação das(os) psicólogas(os) catarinenses nas pesquisas desenvolvidas pelo CREPOP são de extrema importância. O estudo de documentos relativos às políticas públicas e as pesquisas que investigam os fazeres da psicologia, darão subsídios ao CREPOP na elaboração de documentos de referência para a prática profissional em psicologia.  


MAPEAMENTO POR ÁREA DE ATUAÇÃO - VERSÃO RESUMIDA

Esta pesquisa foi reformulada com o intuito de ampliar as possibilidades de participação de psicólogas/os que atuam nas mais diversas áreas da Psicologia. Sua participação será de extrema importância para a identificação destas áreas de atuação em Santa Catarina e contribuirá para a elaboração de estratégias de trabalho e aproximação do CRP-12 junto à categoria. 

O formulário desta pesquisa foi reformulado! Agora, respondendo apenas 8 perguntas, você contribui para a elaboração de estratégias de trabalho e aproximação do CRP-12 junto à categoria. 

Responda ao questionário desta pesquisa clicando na imagem abaixo: 

 

RELATÓRIO DA PESQUISA DE MAPEAMENTO POR ÁREA DE ATUAÇÃO REALIZADA ENTRE SETEMBRO DE 2015 E ABRIL DE 2017:

Disponível em: http://www.crpsc.org.br/mapeamento-de-psicologas-os-por-rea-de-atuacao


CONHEÇA E CONTRIBUA COM O PROJETO E A PLATAFORMA PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Na Plataforma você terá acesso a materiais escritos e audiovisuais sobre participação social, políticas públicas e relatos de experiências de psicólogas/os que participam de espaços de controle social e espaços coletivos que visem à cidadania, entre outras informações importantes.

Disponível em:  http://www.crpsc.org.br/projeto-participacao-e-controle-social


CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP) (CPP)  - COMPOSIÇÃO

Presidente:

Sandra Regina da Silva Coimbra  CRP-12/00448

Colaboradores:

Ligia Maria Soufen Tumolo CRP-12/02417

Psicóloga do CRP-12 atuante na Comissão:

Pâmela Lunardelli Trindade (Psicóloga Assistente Técnica), CRP 12/15712


NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Acesse: 

Experiências e percepções de psicólogas/os em relação à atuação durante a pandemia do coronavírus e enfrentamento da COVID-19 - CRP-03
Percepções da sociedade em relação às condições de Saúde Mental e enfrentamento da COVID-19 - CRP-03

10 razões para a presença da Psicologia e do Serviço Social nas escolas
Referência Técnica para a atuação de psicólogas(os) na gestão integral de riscos, emergências e desastres