Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Inscrição no CRP-12 Pessoa Física


A inscrição poderá ser realizada de duas formas: pessoalmente ou por correspondência.


PESSOALMENTE

É necessário trazer os originais e as cópias comuns dos seguintes documentos:

•    Diploma de formação em psicólogo, devidamente registrado, ou certidão de colação de grau de curso autorizado pelo órgão ministerial competente (é obrigatório já ter colado grau, não aceitamos declaração informando que ainda será realizada a colação);

•    Cédula de identidade, são aceitos o RG ou a CNH (com certidão de nascimento ou casamento) ou a CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social ou o Passaporte; 
     (o documento de identificação não será aceito em mau estado de conservação, com prazo de validade expirado ou se não contiver o nome atualizado em razão de qualquer alteração).

•    CPF; 

•    Comprovante de endereço (faturas de energia ou água e esgoto ou telefone (fixo ou móvel) / internet) ou contrato de aluguel em vigor, acompanhado de conta de consumo (água, luz, telefone),  desde que tenha firma reconhecida do proprietário do imóvel; 

•    Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável; 

•    Título de eleitor com comprovante de votação da última eleição ou justificativa eleitoral (a certidão de quitação eleitoral pode ser retirada no site do TSE http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes) ; 

•    Duas fotos 3x3 de preferência ou 3X4 que permita corte de 1 cm na base e fique visível o rosto e parte dos ombros;

•    Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para os solicitantes do sexo masculino até o ano em que completem 45 anos). São comprovantes de quitação militar, o Certificado de Alistamento, nos limites da sua validade, o Certificado de Reservista, o Certificado de Isenção e o Certificado de Dispensa de Incorporação.

•    Ficha de inscrição. Veja abaixo as fichas de inscrição. Imprima e preencha a que corresponde com a sua situação e encaminhe juntamente com os documentos.

        Inscrição para profissionais formados há menos de 1 ano: ficha modelo A

        Inscrição para profissionais formados há mais de 1 ano: ficha modelo B

        Reativação de inscrição; Transferência; Reativação por Transferência: ficha modelo C

        Inscrição secundária: ficha modelo C com declaração.

Para os profissionais inscritos em outro Regional que desejam realizar a inscrição por transferência:

•    Além dos documentos supracitados deverão apresentar e entregar a Carteira de Identidade Profissional do Conselho de Origem.

Para os profissionais inscritos em outro Regional que desejam solicitar a inscrição secundária no CRP-12:

•   Além dos documentos supracitados deverão entregar um cópia da Carteira de Identidade Profissional do Conselho de Origem e uma declaração indicando os locais onde exerce a psicologia na jurisdição do CRP de origem e onde exercerão suas atividades nesta Jurisdição, assim como a carga horária semanal em cada um dos locais.


CORRESPONDÊNCIA


As cópias dos documentos deverão ser todas autenticadas em Cartório, exceto para quem realizar a inscrição por transferência ou secundária. No caso de transferência deverá devolver a Carteira de Identidade Profissional do Conselho de Origem e as cópias dos documentos poderão ser comuns. Para a inscrição secundária é necessário autenticar somente a cópia da Carteira de Identidade Profissional do Conselho de Origem, as demais cópias poderão ser comuns.

Os boletos da taxa de inscrição e anuidade serão entregues no ato da inscrição ou serão enviados por e-mail após recebermos a documentação por correspondência. 

No caso de transferência de inscrição, enviaremos os boletos após o recebimento da certidão do CRP de origem liberando a transferência, sendo este um trâmite realizado entre Conselhos. 

No caso de formados há mais de um ano, somente emitiremos os boletos após a conclusão da consulta nacional. Esta consulta consiste em solicitarmos uma certidão negativa de inscrição para todos os Conselhos de Psicologia do País, ou seja, uma comprovação de que o profissional não possui inscrição em nenhum deles.

Após a constatação do pagamento da taxa de inscrição, o processo será encaminhado para deferimento em reunião específica.

Em até uma semana após o deferimento do processo será enviada por e-mail uma declaração com o número do registro, e a partir daí o profissional já poderá atuar como Psicólogo.

Ressaltamos que a entrega da Carteira de Identidade Profissional será feita em reunião própria para o ato, em data a ser informada por e-mail pela Secretaria do CRP-12. 

 

Contatosecretaria@crpsc.org.br, norte@crpsc.org.br, oeste@crpsc.org.br ou sul@crpsc.org.br.