Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



Informe sobre vacinas da Covid-19 para psicólogas(os)


Informe sobre vacinas da Covid-19 para psicólogas(os)
2021-01-25

Com o início da vacinação contra o SARS-CoV-2 (novo Coronavírus) as(os) psicólogas(os) têm questionado o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina - CRP-12 se estão incluídas(os) no grupo de profissionais da saúde que serão vacinadas(os) na primeira fase da campanha.

Acerca da disponibilização da vacina para psicólogas(os), fizemos contato com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE-SC) na quinta-feira (21/01), que nos informou que o Estado recebeu doses suficientes para vacinar somente 30% das(os) profissionais de saúde do estado. Assim, houve um acordo entre a Comissão Intergestores Bipartide (CIB) e, neste primeiro momento, serão imunizadas(os) apenas as(os) profissionais que estão na linha de frente, ou seja, em contato com pacientes da Covid-19.

Ressaltamos que a Resolução nº 218/1997, do Conselho Nacional de Saúde, reconhece a(o) psicóloga(o) como profissional de saúde de nível superior. Sendo assim, as(os) psicólogas(os) – mesmo as(os) autônomas(os), ou seja, aquelas(es) que trabalham em consultório ou sem vínculo empregatício – são profissionais da saúde e serão imunizadas(os). No entanto, dependerá da chegada de novas doses e dos novos pactos firmados para o plano estadual e os planos municipais de imunização.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, reforçou o seguinte: "Esperamos que, com a chegada de novas doses do Ministério da Saúde, possamos ampliar os grupos populacionais, principalmente os demais trabalhadores, de saúde, além dos grupos de idosos, portadores de doenças crônicas. Mas neste momento é importante aguardar a chamada das secretarias municipais e manter as ações de prevenção à saúde, principalmente o uso de máscaras, a etiqueta da tosse, a higiene das mãos e evitar aglomerações ".

Dessa forma, orientamos as(os) psicólogas(os) a fazerem contato com as Secretarias de Saúde de seus municípios para obterem mais informações.

Alertamos, ainda, para o fato de que Santa Catarina retornou, recentemente, ao estágio vermelho de contaminação. Assim, reforçamos à categoria que continue seguindo os protocolos de biossegurança e tomando todos os cuidados para evitar o contágio.

Lamentamos as vidas perdidas e esperamos que em breve a situação se normalize.


Plano Estadual de Vacinação

Conforme informações disponibilizadas pelo Governo do Estado, a vacinação dos grupos prioritários ocorrerá em quatro fases, como orienta o Ministério da Saúde.

Primeira fase: consiste na imunização de trabalhadoras(es) da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, idosos acima de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que moram em instituições de longa permanência e a população indígena (acima de 18 anos);

Segunda fase: pessoas com idade entre 60 e 74 anos;

Terceira fase: serão vacinadas as pessoas que apresentam comorbidades (diabetes, doença renal, doença respiratória crônica, câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos que receberam transplante de órgãos, anemia falciforme e obesidade grave);

Quarta fase: professoras(es), profissionais da Segurança Pública, do sistema prisional e de salvamento.

Somados, esses grupos representam 2,8 milhões de pessoas, no entanto, o Estado de Santa Catarina recebeu, até o momento, 144 mil doses da vacina. Assim, foi preciso elencar prioridades mesmo dentro do grupo prioritário.

Para saber quantas doses de vacina cada região vai receber, além de outras informações, acesse o plano estadual de imunização: http://www.sc.gov.br/images/Informe_Tcnico_SINOVAC_2.pdf


Fonte: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/distribuicao-das-doses-da-vacina-de-oxford-comeca-na-segunda-feira-em-santa-catarina ; https://www.saude.sc.gov.br/index.php/noticias-geral/11975-vacinas-foram-entregues-em-todas-as-regionais-de-saude-de-santa-catarina-nesta-terca

Foto: Reuters / Dado Ruvic


Voltar

Faça seu comentário