Acessibilidade | Cores: Normal - Alto Contraste | Tamanho do Texto: Diminuir - Aumentar

Conselho Regional de Psicologia Santa Catarina - 12ª Região



ULAPSI


União Latino-Americana de Entidades de Psicologia - ULAPSI 

A União Latinoamericana das Entidades de Psicologia – Ulapsi surge em oficialmente em 2002, em uma reunião no México, fruto de discussões gestadas por psicólogas(os) de diferentes países da América Latina, entre eles, o Brasil, preocupadas(os)  com a construção de uma Psicologia que criticasse o processo de colonização do pensamento e das formas de ser e agir de nossa população. Discutiam-se, à época, os efeitos dessa colonização na maneira como a própria Psicologia se organizava como ciência e profissão. Havia, portanto, um compromisso com a produção de saberes coletivos, que rompessem as fronteiras de cada país, construindo o exercício profissional a partir da leitura das condições de vida de nosso povo e do enfrentamento das desigualdades sociais que, por muitas vezes, eram justificadas pela ciência, inclusive, a psicológica. 
Foi redigida, então, a Declaração de Puebla, que postulou as diretrizes de trabalho da Ulapsi. Destacamos, aqui, as finalidades da entidade:

1.       Apoiar o cresci­mento e a con­strução da democ­ra­cia e sobera­nia nacional.

2.       Pro­mover a tol­erân­cia, equidade, liber­dade, plu­ral­i­dade, respons­abil­i­dade e a sol­i­dariedade social.

3.       Con­tribuir com o recon­hec­i­mento e defesa dos dire­itos humanos.

4.       Sol­i­dariedade e respeito ao povo e a cada uma das enti­dades de Psi­colo­gia que a inte­grem como tam­bém o espírito democrático que garan­tisse o fun­ciona­mento da rede.

5.       Fomen­tar o desen­volvi­mento e a inter­venção de práti­cas psicológi­cas éticas.

6.       Incen­ti­var uma Psi­colo­gia que com­preenda a real­i­dade dos proces­sos cul­tur­ais próprios desses países e responda às demandas especí­fi­cas de suas real­i­dades.

7.       Bus­car uma Psi­colo­gia plural, no diál­ogo interno e externo que con­tribua sig­ni­fica­ti­va­mente para a inte­gração latinoamericana.

8.       Garan­tir relações de inter­câm­bio car­ac­ter­i­zadas pelo respeito, coop­er­ação e recon­hec­i­mento mútuo entre os psicól­o­gos e as entidades de Psi­colo­gia.

9.       Garan­tir o espírito democrático para o fun­ciona­mento da ULAPSI.

10.   Pro­mover estru­turas orga­ni­za­ti­vas hor­i­zon­tais entre as enti­dades da Psicologia.

Assim, a Ulapsi é constituída por entidades de toda a América Latina que se reconhecem nas diretrizes expressas na Declaração e que se comprometem com as finalidades acima apresentadas. Atualmente, somos mais de cinquenta entidades, alocadas em dezessete países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela. Temos ainda filiada uma entidade de caráter continental, a Asociación Lati­noamer­i­cana para la for­ma­ción y la enseñanza de la Psi­cología – Alfepsi.

Organizamo-nos a partir de representações de cada país, com conselheira(o) titular e suplente, que constituem o Conselho Deliberativo da Ulapsi, reunindo-se por meio virtual e presencial. A maior instância deliberativa da Ulapsi é a Assembleia de Entidades, que ocorre anualmente, seja presencial ou virtualmente. O Conselho Executivo, responsável por organizar a efetivação das deliberações das duas instâncias acima referidas, é constituído por um(a) Secretário(a) Geral, um(a) Secretário(a) Administrativo(a) e um Secretário(a) Tesoureiro(a).

A cada dois anos a Ulapsi reúne psicólogas(os), pesquisadoras(es) e estudantes de Psicologia em encontros de caráter acadêmico, científico e profissional, que acontecem em diferentes países da América Latina. O principal objetivo dos congressos é promover o intercâmbio teórico e prático relevante para o trabalho psicológico entre os profissionais e estudantes, subsidiando a reflexão crítica, o debate e a análise contínua dos problemas inerentes à psicologia.

Mas os congressos não são as únicas atividades promovidas pela Ulapsi. A fim de que diferentes temáticas sobre a Psicologia na América Latina possam ser enfrentadas com profundidade, organizamos Grupos de Trabalho, com representantes de, ao menos, três países membros da Ulapsi. Já os Diálogos Latino-americanos, também promovidos pela Ulapsi, são encontros acadêmicos que acontecem em um país de América Latina, pertencente à Ulapsi, para compartilhar e debater sobre os avanços, experiências, aportes, problemas, investigações e perspectivas, entre outros, que ocorrem na Psicologia Latino-americana.

Espera-se que destes diferentes espaços participem vários psicólogos(as), profissionais e estudantes de diferentes disciplinas que se encontrem interessados(as) e comprometidos(as) com o fortalecimento de uma nova Psicologia; cujo principal objetivo aponte para o bem viver dos povos da América Latina.