Obs.: A lista de psicólogas(os) especialistas é atualizada a cada três meses.
É papel dos Conselhos de Psicologia, como instâncias mediadoras entre a categoria e a sociedade, garantir a qualidade do serviço prestado, fortalecendo o reconhecimento social da profissão, e demarcar uma demanda social por serviços específicos.
Quem é a(o) profissional psicóloga(o)?
As(Os) psicólogas(os) estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais dos indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação.
Desenvolvem pesquisas e coordenam equipes, atividades e áreas afins.
Em que áreas atuam?
Como ciência e profissão, desde o seu reconhecimento, inaugurou novos campos de atuação e ampliou o mercado de trabalho. Em 2001, por meio da Resolução CFP n° 02, substituída pela Resolução CFP n° 023/2022, as especialidades em Psicologia foram regulamentadas. Esta regulamentação foi consequência do desenvolvimento e reconhecimento da prática profissional, o que amplia o compromisso social da Psicologia.
O Registro de Psicóloga(o) Especialista, embora não constitua condição obrigatória para exercício profissional, atesta o reconhecimento da atuação da(o) psicóloga(o) à determinada área da especialidade, qualificando a formação do profissional.
As especialidades reconhecidas atualmente são:
- Psicologia Escolar e Educacional